Danilo Campagnollo Bueno

Danilo Campagnollo Bueno

Danilo Campagnollo Bueno
Advogado criminalista desde 2006. Mestre em Direito Penal Econômico pela FGV-SP (2023). Aluno do IX Curso de Ciências Criminais e Dogmática Penal Alemã da George-August-Universität Göttingen, Alemanha (2024). Participante do Grupo de Pesquisa “Culpabilidade e Responsabilidade em Crimes Econômicos”, da Universidade Federal da Bahia (2024). Entre 2011 e 2020, lecionou Direito Penal e Processo Penal em instituições de ensino preparatórias para exames da OAB, concursos públicos e graduação em Faculdade de Direito. Palestrante.

https://www.linkedin.com/in/campagnollobueno/

Curiosidade: “No início da carreira, atuei também na área cível. Em 2011, quando comecei a lecionar, decidi focar na advocacia criminal, pois somente assim conseguiria me especializar ao máximo, como professor e advogado. Nessa mesma época, com o julgamento do caso “Mensalão”, o direito penal econômico começou a me chamar demais a atenção. Em 2013, iniciei uma pós graduação lato sensu nesse ramo do direito penal. Desde então, atuo com forte preponderância em crimes empresariais, especialmente crimes contra a ordem tributária, licitações, lavagem de dinheiro, meio ambiente, sistema financeiro, entre outros. Em 2021, inicie meu mestrado na FGV-SP, o que me possibilitou conviver com as maiores referências do país em Direito Penal Econômico. Tive a oportunidade de me aperfeiçoar com os melhores.

Caso marcante: “Caso Sanasa. Foi o primeiro caso complexo que atuei.  A investigação abalou a estrutura política de Campinas-SP na época, inclusive com queda de Prefeito. As maiores bancas da advocacia criminal do país estavam no caso. Aprendi muito”.

Caso emocionante: “Caso pro bono. Jovem, pobre da periferia, preso em frente da própria residência, enquanto a polícia perseguia os verdadeiros criminosos que moravam na proximidade. Em razão de reconhecimento fotográfico via whatsapp, foi ‘preso em flagrante’. Em audiência, 6 meses depois da prisão, as vítimas não só não o reconheceram, como disseram que ele não era um dos criminosos. Recentemente, soube pela família que, embora tenha sido absolvido, nunca mais ele conseguiu um emprego digno por conta desse registro criminal”.

Caso atual mais desafiador: “Operação Black Flag”. São diversas investigações e ações penais simultâneas. Apura-se desde estelionato até lavagem de dinheiro e crimes contra o sistema financeiro nacional.

Padrão profissional: “Pergunte-se: eu me contrataria para esse caso?! Se a resposta for não, significa que você não está preparado. Recomende um colega. Prepare-se. No próximo caso, você estará pronto!”